“High Art – Retratos Sublimes”, by Lisa Cholodenko


Há exatamente 12 anos Lisa Cholodenko lançava “High Art – Retratos Sublimes”. O filme foi recebido com críticas positivas e fez enorme sucesso entre o público underground da época.

Mesmo depois de tanto tempo, “High Art” ainda contem aquela velha fagulha de novidade que tanto fez sua fama.

É fácil compreender o porque dessa magia. Afinal de contas, o filme tem um lado cult que ainda está em moda nos dias de hoje. Tanto faz as roupas meio envelhecidas ou o corte de cabelo típico da época. Tudo isso fica pra segundo plano quando nos aprofundamos na intensa vida da fotógrafa precocemente aposentada Lucy Berliner (Ally Sheedy).

Lucy vive dias e noites de farras ao lado de sua namorada alemã Greta (Patricia Clarkson). Elas passam tempo inteiro bebendo e se drogando com heroína de péssima qualidade. O que as mantém unidas senão o desejo intenso de fugir do mundo que as apriosiona?

A rotina auto destrutiva é interrompida com a chegada da assistente de moda Syd (Radha Mitchell). Ela e o namorado vivem juntos no andar de baixo e sofrem com a goteira que vem diretamente do apartamento de Lucy e Greta. Um dia, Syd resolve fazer uma visita para pedir providências e se depara com uma cena inusitada. As moradoras além de lésbicas, promovem reuniões regadas a muita birita e drogas.

Os problemas de encanação acabam servindo de desculpa para Syd se aprofundar naquele mundo sombrio e muito sensual das novas vizinhas. Inicialmente amigas, Syd termina por criar uma relação apaixonada com Lucy ao descobrir ser ela a autora de um incrível trabalho fotográfico bastante aclamado.

A parceria profissional cede lugar ao desejo, colocando a vida das duas de cabeça pra baixo.


Syd aceita a paixão inesperada por uma mulher. Mas, Lucy sente dificuldades em assumir seus sentimentos perante a possessiva Greta.

High Art acerta ao focar no sofrimento de suas personagens. Em nenhum momento Lucy irá sucumbir aos bons costumes em prol dessa paixão. O grande dilema passa a ser algo mais difícil. Como largar as drogas, o isolamento criativo por um relacionamento sadio com alguém como Syd?

O roteiro consegue se manter coerente e jamais descamba para o sentimentalismo barato. A estréia de Lisa Cholodenko foi realmente brilhante e trouxe na época, bons frutos.

Grande parte da força do filme vem da estupenda interpretação de Ally Sheedy. Para quem não se lembra, Ally fez muito sucesso nos anos 80/90 fazendo papéis principais ou secundários em produções de peso. Seu talento sempre foi indiscutível e erradamente ignorado.

O mesmo deve ser dito sobre Patricia Clarkson. A voz inegavelmente sexy serve de atrativo a mais nessa produção já considerada clássica.

E até mesmo a novata (na época) Radha Mitchell comparece com extrema competência.


“High Art – Retratos Sublimes” se aprofunda no desejo auto destrutivo da solidão e suas imprevisíveis conseqüências no finalzinho da década de 90.




Imprescindível e bem dirigido, ele acaba por ser o retrato autêntico de uma geração perdida em busca da anestesia imediata....


Ficha Técnica:

Título: High Art – Retratos Sublimes
Ano: 1999
Duração: 101 min
Direção Lisa Cholodenko
Roteiro Lisa Cholodenko
Elenco original :
Radha Mitchell
Ally Sheedy
Patricia Clarkson
Anthony Ruivivar
Gênero : drama,romance

Share on Google Plus

About Cláudia Pereira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário